sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Enfim...Buenos dias em Buenos Aires

09 de agosto de 2012 

Turma de Divinópolis rumo a  Buenos Aires: Arilda Drumond, Adriana Fonseca, Glenda Machado, Aline ALVARES, Estefânia Corrêa, Lu Curi, Marcela Peracio e Mari Bicalho.

Sair de viagem é bom demais, a animação a caminho de Confins já mostra o que vamos viver durante a viagem. Diversão com essa turma é garantida!
Saímos atrasadas e chegamos cedo demais, já que não houve nenhum imprevisto até Confins, tivemos um bom tempo de espera no aeroporto. Mas como sempre falo aos meus clientes, melhor aquele cafezinho "barato" de Confins que perder o vôo.
No aeroporto nos juntamos ao resto do grupo: Ana Paula, Rodrigo, Gu, Bruno e Marcilio. *adorei vocês!!

E enquanto esperamos: Cola na Glenda que no recreio você merenda!!

Hora de apresentar e fomos informados que nosso vôo estava atrasado, mas que a TAM iria nos esperar em Galeão. Fomos reacomodados nas primeiras fileiras da aeronave para facilitar o desembarque. Resumo: fim de noite em um hotel no Rio de Janeiro, com direito a taxi e sanduiche. Devo dizer que solicitamos o primeiro vôo de outra Cia Aérea e fomos nele!!

Aprendizado 1: olho vivo no prazo da conexão. Ficar de bobeira no aeroporto é com certeza melhor que perder o próximo vôo!

Gu cancelando nosso transfer e avisando no hotel sobre o atraso...ainda bem que alguém fala espanhol de verdade...


Aprendizado 2: por pior que seja a situação, brigar com o funcionário da Cia aérea não resolve. A ANAC é clara com suas regras e as cias aéreas que "se virem"! Depois de resolvida a situação, o melhor é relaxar!

E ENFIM BUENOS AIRES!! UHUUUU
*E o meu momento estrela!!rs Jurando que fazia parte do grupo da Ivete Sangalo...palhaçadinha

Queria postar aqui a NOTA que está no tablet com todo o roteiro do grupo, lendo agora vejo que a programção "incrível" incluia atividades a cada meia hora (a gente achou que seria possível cumprir aquela agenda??) além de várias refeições diárias (me lembro de almoçar depois das 16:00 em alguns dias). Incluia também saídas pontuais as 10:00 do hotel (geralmente esse horário alguns ainda estavam de pijama tomando café da manhã e fazendo amizades) e baladas todas as noites (essas eu e outros poucos cumprimos!)


A verdade é que chegamos com fome, seguimos rápido para o restaurante mais próximo e...
E aí conhecemos o "Vermelho" e tenho que indicá-lo porque "me encanta" este restaurante, é um charme. Fica na "Calle" Tucumã próximo ao número 313, bem ao lado do Hotel Catalinas.

Fomos atendidas por Manuel Miragaya, que se tornou amigo da turma fácil...e acho que bebemos todos os vinhos da casa...rs Não me lembro de cumprir o resto da agenda deste dia, sei que saímos tarde dali, passeamos pela Florida, como se ela fosse nossa sempre, hablamos o que a gente achou que era espanhol, sentamos em outros restaurantes, rimos e nos apaixonamos por Buenos Aires. #simpleseperfeito!

Aprendizado de hoje: confira os preços antes de curtir o dono do restaurante!


E para quem acha que a gente não cumpre a agenda noturna: 2:30 da madruga rumo ao SHAMROCK com Manuel Miragaya, agora amigo e guia para os melhores pubs da capital argentina.
*Nuuussa e você aí achando que a vida é só casa/trabalho/casa??! Buenas noches em Buenos Aires...

Sábado acordamos bem animados, mas a chuva atrapalhou um pouco. Alô produção essa chuva não estava no roteiro??!!
Cancelamos o passeio de bicicleta elétrica e fomos rumo a Recoleta.
As praças e ruas de Buenos Aires são lindas! Bem cuidadas, planejadas...é uma cidade plana, fácil de caminhar, um clima europeu. Principalmente com essa chuvinha. E Recoleta é um bairro fino! Elegante!

E hoje, escrevendo este blog não me lembro mais do frio ou das roupas molhadas neste dia...sou só saudades dessa terra linda!

Sei que devia entender mais sobre isso, principalmente como agente de viagens, mas não entendo! Achei belíssimo, encantador...mas alguém pode me explicar o Cemitério da Recoleta? Me parece uma disputa, em morte, por riqueza. Uma ostentação da eternidade...ok para pouco entendimento, a beleza me basta.

Como visitar cemitério com chuva não é o melhor dos programas, a idéia de um bom restaurante nos atraiu rapidinho. Oh Buenos Aires para ter bons restaurantes viu?! Ainda vou fazer um roteiro gastronômico pra la...

E a dica do dia ficou com a Marcela Perácio: RESTAURANTE LA CABREIRA bem conhecido dos turistas brasileiros. Ambiente aconchegante e uma carne maravilhosa!! Uma tarde inteira de mimos, boa bebida  e excelente comida, sobremesa, bolo de aniversário (continuo andando com a Glenda para merendar no recreio) por 147 pesos (R$70,00). Em um bom restaurante por aqui, acho que gastaríamos o dobro. Essa é a proposta, experimentar! Acho que uma tarde em um bom restaurante ou bar ou qualquer lugar onde se reunem pessoas para conversar me conta muito mais de um destino...sou assim, de mesa e bom papo!
*E nessa noite, alguém cumpriu a agenda noturna? apagados...

É muito chão e belezas de dia...muito pub e Quilmes a noite. Somos calos, olheiras e alegrias!

Energias renovadas e um dia com sol maravilhoso pela frente. Todos prontos, com pouco atraso rumo ao Planetário para o passeio de bicicleta elétrica. Esse passeio faz parte dos projetos do governo para estimular o turismo. E é DELICIOSO! Pode-se fazer pela manhã, conhecendo os parques e monumentos ou a tarde, conhecendo parques e museus. Somente aos sábados e domingos, custa somente 70 pesos e deve ser reservado com antecedência porque são poucas bicicletas. A capital argentina é muito plana e a ciclovia possui faixa de mão e contramão. O passeio é super gostoso, passa por belos parques e praças. É lindo! Vale a pena!! Ah, o nosso guia foi o Luciano Arbace...e ele vale uma boa prosa! 
*No caso, hoje é melhor não andar com a Glenda...rsrs


Rumo ao Jardim Japônes (8 pesos para entrar). Bacana isso, uma cidade grande, moderna e este jardim bem central, lindo...um espaço que os argentinos usam para curtir com os filhos, namorar, ouvir uma música ou tomar um sol. Acho que erramos neste passeio, este lugar é para ficar fazendo nada, talvez uma manhã inteira...com calma. Passar correndo para conhecer é pouco...mas como a chuva nos roubou um dia e o tempo está curto, foi só uma pausa para fotos.



Hoje é domingo e domingo é dia de feira!
Rumo a San Telmo...

Feirinhas são uma ótima maneira de conhecer a cultura, os artistas locais, pessoas interessantes...sei lá, andar, conversar e gastar o espanhol. A feirinha de San Telmo não tem nada de feirinha, é feirona! São quarteirões e quarteirões onde os artistas expõem em tapetes na rua mesmo. O que não estou achando barato é comprar por aqui...vou voltar somente com alguns ímãs de geladeira.


Feira percorrida e a sede já começou a incomodar! Destino agora é Puerto Madero. E quando eu voltar a Buenos Aires vou hospedar aqui! Puerto Madero é com certeza hoje, um dos melhores bairro de Buenos Aires. O porto antigo foi todo reformado e em seus prédios agora temos ótimos restaurantes, lojas e hotéis. Tudo isso a beira do La Plata. Almoçar no Siga La Vaca é uma ótima opção...fazer a sua reserva antecipadamente também! Fila grande e sede? Seguimos para o primeiro de muitos bares a beira do La Plata onde está a Puente de La Mujer. É sentar e tomar uma gelada observando o vai e vém de gente bonita!


E é claro....na Puente de La Mujer...*palhaçadinhas!


Para finalizar bem cumprimos a agenda noturna com o grupo todo! O Pub de hoje é o BRUJAS e fica na Recoleta. A noite aqui é mucho loca! Você sai em horário brasileiro e acha que não vai ter nada...de madrugada a coisa acontece!! Estávamos todos sentados no pub e as 2:30 da manhã o garçom recolhe as mesas e a galera bomba com DJ e tudo mais...chegamos em casa literalmente cedo! entendeu?rs

Dormir pra quê?! Todos para o Caminito! Este bairro tão tradicional e tão...tão colorido! É gostoso ouvir o tango em todos os cantos...programas tradicionais devem ser feitos! É como ir ao Brasil e ver o samba!
Então...tango e rango! Essa foi a pedida do dia.


E a pedida da noite também foi o tango. Não dá para ir a Buenos Aires e não assistir um TRADICIONAL show de Tango. Escolhemos o Tango Madero, pelo show bem portenho e pelos pesos...que já estão escassos. Noite de emoção para quem viveu da dança tantos anos como eu...acordei minha bailarina e não vi nenhum "fuá" próximo...somente pernas super bem finalizadas, bailarinos que voavam, coreografias impecavelmente limpas! Saí decidida a aprender o tango...doce entusiasmo de viagem hein?!

*alguém do grupo tem uma foto melhor dessa noite?!


Último dia e a gente já curti saudade...ainda com aquela chuvinha... Turma toda nas compras, mas essa não é mesmo a minha praia. Eu estava decidida a andar no Bus Turístico e aconselho a fazer isto logo no primeiro dia. Como ainda não havia feito, fui conferir! Este onibus turístico também é do governo e é super hiper mega legal!! Custa 120,00 pesos, passa por todos os pontos turísticos de Buenos Aires, tem um fone de ouvido com explicações em 10 linguas (aproveite e escute em espanhol para se acostumar!!) e você pode subir e descer dele quantas vezes quiser. Ele começa suas atividades as 8:40 encerra as 19:00 hs e passa a cada meia hora nos pontos. Podemos passear nele o dia inteiro, ou entrar e sentar e fazer um reconhecimento geral da cidade. É  com certeza mais interessante que o city tour de 30 minutos oferecido pelas operadoras. É uma ótima maneira de você se situar na cidade. Enfim, faça! O passaporte é vendido na Rua Florida com Diagonal Norte (são as ruas mais conhecidas de BUE)



É hora de começar a despedir...resolvi voltar ao Vermelho, afinal achei ali meu cantinho. Fui experimentar a Salada de salmão, que me deu água na boca no primeiro dia. PERFEITA!! Para acompanhar Manuel me ofereceu um vinho branco o que deixou a salada melhor ainda e o momento com ar de despedida! (eles falam"bino" com um sotaque charmozerrimo! como que não aceito?!rs)  
Aí estamos nós, desfrutando do previlégio de levar e deixar saudade:
Ja está chegando a hora de ir...venho aqui me despedir e dizer que em qualquer lugar por onde eu andar vou lembrar de você!

Poderia terminar por aqui a história desta viagem... sei que a turma vai sentir falta da parte que a gente não conta aqui. Para isso vou deixar algumas imagens...as histórias, pertecem a quem foi!

Os dias foram pequenos para tantas conquistas. Volto com vontade de mais e mais e mais...

Fizemos o que foi proposto, conhecemos o destino devagarzinho, degustando cada pedacinho, sentindo o cheiro, o sabor...ouvindo o som!
Buenos é uma terra de sabores e sons...e agora nós ja sabemos disso!

Retorno para casa: 15/09/2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Buenos dias em Buenos Aires

Buenos dias em Buenos Aires
A caminho de Buenos Aires somos levados a imaginar o som do Tango, o sabor de um bom vinho servido em um de seus milhares de bares e restaurantes, as praças, os monumentos.
 Esta é uma viagem de sabores e sons...

Buenos Aires – bairro a bairro
Buenos Aires conta com uma grande quantidade de atrações. Além das tradicionais, a sua arquitetura e a vida noturna e cultural complementam o cenário. Depois de conhecer os pontos turísticos, o ideal é visitar a cidade bairro a bairro.
Andar em Buenos Aires é um encontro com o moderno e o antigo.
Puerto Madero
Seu projeto foi elaborado em 1991, com o propósito de integrar o porto à cidade de Buenos Aires, como prolongação de seu centro. É um lugar onde há muitos restaurantes. O antigo Puerto Madero Oeste e o mais recente, o Leste, são interligados por uma ponte chamada Puente de La Mujer, uma fabulosa estrutura giratória que fica completamente iluminada à noite.
La Boca
La Boca é um bairro típico italiano, conhecido por sua gastronomia. Pontos de interesse: Vuelta de Rocha; Caminito; Estádio do Boca Juniors – La Bombonera; Museu Quinquela Martin.
O Caminito é uma viela que atrai turistas do mundo todo, com suas casas coloridas e artistas que expõem seus trabalhos.
Vuelta de Rocha é patrimônio histórico, onde se faz um passeio a pé vendo as antigas pontes de ferro e velhos barcos abandonados. Há também uma feira de artesanato.
Recoleta
Recoleta combina com elegância e sofisticação.  Bairro de ruas arborizadas, cujas principais atrações são seus cafés e restaurantes, antiquários, um complexo cultural e o Cemitério da Recoleta.
O Cemitério da Recoleta é um dos mais bonitos e mais visitados do mundo.

Pontos de interesse da Recoleta: Salas Nacionais da Cultura; Igreja Nossa Senhora do Pilar; Cemitério da Recoleta; Centro Cultural da Recoleta; Museu Nacional de Belas Artes; Faculdade de Direito; Praça de França; Embaixada da Grã Bretanha; Biblioteca Nacional; Automóvel Clube Argentino; Museu de Arte Decorativa.
A Basílica Nuestra Señora Del Pilar é uma das igrejas mais bonitas da Capital, com linhas barrocas.
Monserrat
Onde está a sede do Governo Argentino, a Casa Rosada. Também neste bairro estão a Plaza de Mayo, cenário para todas os grandes acontecimentos da capital do país. Outros pontos de interesse: Catedral Metropolitana; Cabildo; Palácio do Governo; Teatro Avenida; Passeio Barolo; Congresso Nacional.
Centro da cidade
É no centro de Buenos Aires que está alguns dos marcos da cidade e é um passeio obrigatório para quem a visita.
Pontos de interesse: Teatro Cervantes; Praça General Lavalle; Teatro Collon; Obelisco; Grande Teatro Rex; Teatro Ópera; Galeria Pacífico.
O Obelisco, no cruzamento das Avenidas 9 de Julho e Corrientes, representa o cartão-postal do centro portenho. Andar na Avenida Corrientes é quase uma obrigação. Entre teatros e cafés, encontra-se várias livrarias e pequenas lojas especiais. A livraria Ateneo, na Calle Florida é um ícone turístico. O Teatro Colón é um dos melhores teatros líricos do mundo, sendo de interesse podemos agendar uma visita guiada.
Retiro
Região onde fica a Praça da Força Aérea Argentina, onde fica a Torre dos Ingleses, hoje Torre Monumental, com 60 metros de altura. A Praça General San Martín é uma homenagem ao grande libertador argentino. Próximo dali fica a Calle Florida, uma rual comercial, passeio predileto dos brasileiros.
Abasto
Um dos bairros mais antigos de Buenos Aires. Famoso por ter sido o berço do tango argentino, já que Carlos Gardel vivia ali. Abriga o Museu de Carlos Gardel.

San Telmo
Um dos bairros mais típicos de Buenos Aires. Aos domingos, após as 10 h acontece na Praça Dorrego uma das feiras mais famosa da América. Em volta da praça há vários cafés, de onde se podem observar casais dançando tango para o público.
Palermo
Soho e Hollywood
Região preferida por músicos, artistas e intelectuais. O bairro é divido em dois: de um lado o Palermo Soho onde ficam as lojas de roupas com tendências de vanguarda argentina. O Palermo Hollywood fica com produtoras de filmes e estúdios de televisão.

Bosques de Palermo: é a maior área verde da cidade e reúne diversas atrações.

Ônibus Turístico de Buenos Aires
O serviço de ônibus turísticos de Buenos Aires, em funcionamento desde  abril de 2009. Os veículos têm capacidade para 50 pessoas sentadas e com o auxílio de um guia especializado em Buenos Aires turismo.

Os bilhetes são comprados no mesmo ônibus, no  Centro de Turismo da cidade localizado na Rua Florida esquina com Diagonal Norte, onde também se pegam estes onibus.
Os ônibus percorrem a cidade entre 8:40 e 19:00. Eles saem a cada 20 minutos. A ida e volta leva 3 horas e 15 minutos, mas os passageiros podem entrar e sair em qualquer ponto turístico de seu interesse.
VISITAS GUIADAS NA BICICLETA ELETRICA
Lindos passeios, pelos maiores parques de Buenos Aires, a bordo de uma moderna bicicleta elétrica! Pode-se escolher entre os roteiros “Parques e Museus” e “Parques e Monumentos”. (mapas em anexos). São duas visitas guiadas através das florestas de Palermo para conhecer a natureza ea arte de Buenos Aires. Entre outras coisas, visitar o planetário, o Hipódromo, o Jardim Japonês, o Lawn Tennis Club, os lagos de Palermo, o Rose Garden e museus como Sivori, as Belas Artes, o MALBA e José Hernandes.
HORÁRIOS para sabado, domingo e feriados:
10:30 Parques e Monumentos
14:30 Parques e Museus
Duração do passeio: 2 horas
CHURRASCARIAS:
El Desnível – churrascaria bem portenha, com pratos caseiros e abundantes. (Defensa 855, San Telmo)
Cabaña Las Lilas – churrascaria mais refinada em Puerto Madero. (Av. Alicia Moreau 516)
Siga La Vaca – uma das mais recomendadas.
                                 CAFÉS TRADICIONAIS:
                  Café Tortoni – mais famoso e tradicional de Buenos Aires.  (Avenida de Mayo 829, centro)
                  Café Las Violetas – recentemente restaurado, é elegantérrimo!

               COMPRAS:
Galeria Pacífico ( Florida)
Farmacity – 474 ( entre a Rua Corrientes e Lavalle) cosméticos
Falabella (entre Tucuman e Viamonte; n°665)
OUT LETS: Av. Córdoba ou Av. Aguirre (bairro Palermo) ou OutLets da Villa Crespo.
Opinião de clientes: “Os outlets  oferecidos gratuitamente pelos receptivos não são bons, os produtos são caros e perde-se muito tempo”.
SHOWS DE TANGO:
PIAZZOLLA TANGO – Rua Florida 165 - www.piazzollatangoshow.com
ESQUINA CARLOS GARDEL – Carlos Gardel 3200 - www.esquinacarlosgardel.com.ar
SEÑOR TANGO - www.senortango.com.ar         

BOATES:
O ritmo noturno de Buenos Aires é um pouco diferente do nosso. As baladas que são chamadas de “boliches” começam a ferver depois das 2:00 da manha. A sugestão é jantar em um bom restaurante nos bairros Palermo, Palermo Soho, Recoleta, San Telmo ou Puerto Madero onde se encontram os melhores pratos e tira-gostos. Logo após o jantar “go to” bares e pubs! Buenos Aires tem agito toda noite e cabe ao grupo fazer o seu roteiro.


KIKA – Palermo Soho *funciona de terça-feira a domingo - www.kikaclub.com.ar
Pachá – Palermo *funciona aos sábados / Dj 11 de agosto: Stefano Noferini - www.pachabuenosaires.com
Ásia de La Cuba – Puerto Madero (bar e boate) *funciona de terça-feira a sábado.  www.asiadecuba.com.ar
*Palácio Alsina – Centro  - www.palacioalsina.com
*Glam – Palermo - www.glambsas.com.ar
*Amerika – - www.ameri-k.com.ar    
Ligações: existem em Buenos Aires os LOCUTORIOS e o custo é baratíssimo!
Para embarcar em Buenos Aires é necessário somente o Documento de Identidade original e emitido no últimos 10 anos (com foto que identifique com clareza o portador) ou Passaporte válido. Carteiras como OAB, CREA,CRM não são válidas para viagens ao exterior.
Então é isso...a pesquisa é grande e os dias serão pequenos para tanta conquista em Buenos Aires. A parte tantos museus e pontos turísticos, reservo-me o direito de sentar no primeiro bar que me olhar e “hablar” com meu espanhol ridículo com todos ao meu lado. Ou caminhar pela Florida como se ela fosse minha desde sempre... viajar é degustar o destino devagarzinho, sentindo cada cheiro, cada sabor.
E desejo a todos buenos dias em Buenos Aires,
Mariana Bicalho.